Dicas Contra a Inatividade #3

Dica 3: Faça parte de um grupo.

 

Fazer parte de um grupo de corrida, de bike, a galera do treinamento funcional ou qualquer outro tipo de atividade física com uma turma pode ser uma atitude inteligente para quem quer começar a se movimentar.

Como você já sabe: nossos ancestrais se movimentavam para buscar seu alimento. Entretanto talvez você não saiba que eles faziam isso sempre em grupo! Inclusive a sociabilização e cooperação foram características de extrema importância para a sobrevivência de nossa espécie, pois permitiu com que a nossa espécie acumulasse mais conhecimento sobre o ambiente, sobre as técnicas e as tecnologias.

No caso da atividade física, o grupo pode ajudar bastante. Pode, por exemplo, diminuir a auto-sabotagem nos momentos que seu cérebro está mais preguiçoso [1]. Isto porque o motivo para se exercitar deixa de ser apenas o “emagrecimento”, o “treino”, ou qualquer outro motivo que costuma pesar na cabeça, e passa a ser coisas mais importantes para o ser humano: como ter pessoas para compartilhar suas frustrações ou celebrar suas conquistas [2].

 

A sensação de pertencer a um grupo, a um clã, pode tornar a aderência à atividade física muito mais fácil e prazerosa! Tente!

 

Até semana que vem!

 

REFERÊNCIAS

  1. Duhigg, C. O Poder do Hábito – Por Que Fazemos o Que Fazemos na Vida e Nos Negócios. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
  2. Gladwell, M. O ponto da virada. Como pequenas coisas podem fazer uma grande diferença. Rio de Janeiro: Sextante, 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *