Dicas Contra a Inatividade #4

Dica 4: Faça tarefas no chão.

Sentar no chão, com um sofá macio e disponível parece uma coisa impensável, não é?

 

Pois saiba que o desconforto do chão é excelente do ponto de vista biológico! Sim, pois ao contrário do sofá e da cadeira que são adaptados e preenchidos pelo corpo, o chão é duro e não adapta-se ao formato do corpo. Quem precisa adaptar-se ao chão é o corpo, que percebe o desconforto e estimula novas estratégias de movimento [1], o que mantém músculos,  articulações e ligamentos em movimento, evitando o acúmulo de tensões indevidas e a do de ficar por muito tempo na mesma posição. O ato de sentar e levantar no chão tem sido usado inclusive como um teste preditivo para mortalidade de qualquer causa [2], ou seja, pessoas que sentam e levantam do chão com facilidade costumam ter menores suas chances de morrer de qualquer doença.

 

A verdade é que praticamente qualquer atividade que é culturalmente feita em uma cadeira pode ser feita no chão,  basta desconstruir um pouco a visão do ambiente em que estamos inseridos.


Essa foi a série com algumas dicas que acredito vá lhe ajudar a inserir mais movimento na sua rotina diária. Se você tem mais alguma dica, escreva nos comentários, e compartilhe para ajudar mais pessoas a quebrarem o ciclo do sedentarismo.

 

REFERÊNCIAS

  1. Hewes GW. The anthropology of posture. Sci Am. 1957;196(2):122-132.
  2. Brito, LBB et al. Ability to sit and rise from the floor as a predictor of all-cause mortality. European Journal of preventive cardiology. 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *