Postura & Eliminação

O vaso sanitário, apesar de ser a forma mais comum, induz o corpo a adotar uma posição pouco saudável para a evacuação.

Quando estamos sentados o músculo puborretal, responsável pela continência em pé, não relaxa completamente e “estrangula” o reto, o que dificulta com que o conteúdo intestinal transite adequadamente.

Mas, então, qual seria a posição ideal de se evacuar?

Vaso sanitário vs. Arbusto

Sentado no troninho ou atrás da moita?

 

Um raciocínio evolutivo poderia ajudar a responder essa pergunta…

Durante evacuação de cócoras a maior flexão de quadril permite o aumento do ângulo retoanal, relaxando o músculo puborretal, o que permite com que o conteúdo intestinal seja eliminado com menos esforço.

A sensação de esvaziamento intestinal também é maior nas pessoas que evacuam de cócoras.

A cócoras é uma posição de repouso ativo. Ao adotar a atitude de flexão completa dos membros inferiores ocorre um repouso cardiovascular, ao mesmo tempo que os olhos podem ficar voltados para o ambiente, prevendo um possível evento que necessite de pronta reação. Ficar de cócoras, portanto, pode ter sido uma característica que favoreceu a sobrevivência de nossos ancestrais!

Parece mesmo que o nosso corpo está absolutamente adaptado pela natureza para realizar tal postura, que foi herdada de nossos ancestrais primatas há pelo menos 70 milhões de anos e, apesar de modificada no humano, é absolutamente comum entre pessoas que vivem fora ou à margem da cultura industrial.

Em muitos locais do mundo, ainda hoje, as pessoas têm o hábito de eliminar agachados. Em alguns países até mesmo as louças sanitárias são no chão! Na verdade há pouco mais de um século as pessoas da nossa cultura também eliminavam nesta postura.

Contudo, atualmente, algumas pessoas de países desenvolvidos apelidaram pejorativamente a posição de cócoras, chamando-a de “agachamento do terceiro mundo”. Aqui no Brasil, às vezes, as pessoas dizem que é coisa de caipira ou de índio (como se isso fosse ruim).

Embora haja preconceito, a mentalidade sobre a cócoras tem mudado nos últimos anos, inclusive na área de saúde. Na clínica de Assoalho pélvico da Universidade de Stanford a cócoras faz parte do protocolo primário no tratamento de alterações gastrointestinais e do assoalho pélvico (protocolo Wise-Anderson), como prolapsos, diverticuloses, hemorróidas etc.

O raciocínio evolutivo pode ampliar ainda mais a área de atuação do fisioterapeuta. O treino da cócoras pode fazer parte de um programa preventivo ou de recuperação para esses pacientes. Além do exercício de cócoras, usar a terapia manual nos tecidos viscerais pode ser mais uma ferramenta para o fisioterapeuta auxiliar na recuperação do transito intestinal, sem nunca esquecer da avaliação e prescrição de tratamento de nutricionistas e médicos.

Bem, provavelmente, a postura de cócoras foi preservada por facilitar de algum modo a sobrevivência de nossos ancestrais. Para este fato, nós sugerimos as justificativas acima, contudo quem quiser tirar a prova é só prestar atenção em como crianças pequenas fazem cocô antes de serem ensinadas a sentarem no vaso…

 

Um abraço a todos,

 

Bruno Montoro e Pablo Santurbano.

 

AVISO IMPORTANTE
É muito perigoso ficar de cócoras no vaso sanitário, pois a sua estrutura pode quebrar facilmente. Dessa forma, acessórios para adaptação da postura de cócoras no vaso são essenciais. Utilizar um banco para o apoio dos pés facilita a evacuação e é uma estratégia de educação já adotada por alguns fisioterapeutas.

 

REFERÊNCIAS
– Sakakibara, R et al. Influence of Body Position on Defecation in Humans. Lower Urinary Tract Symptoms. Volume 2, Issue 1, pages 16–21, April 2010
– DOV Sirikov, D. Comparison of Straining During Defecation in Three Positions. Results and Implications for Human Health. Digestive Diseases and Sciences, Vol. 48, No. 7, pp. 1201–1205. July 2003.
– Massourea PL, Rochea NC, Czitromb D. “Squatting”. Archives of Cardiovascular Diseases, 107(1):67–68, 2014.
– Health Benefits of the natural squatting position.http://www.naturesplatform.com/health_benefits.html
– 5 problemas de sentar no seu vaso sanitário.http://www.squattypotty.com/5-problems-with-sitting-on-you…/
– Squat Brasil. http://www.squatbrasil.blogspot.com.br/
– Videoaula Cócoras (FBA): http://www.youtube.com/watch?v=h-tApxIxdRM
– Como a postura do banheiro afeta a sua saúde.http://www.youtube.com/watch?v=pYcv6odWfTM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *