Tire da estagnação a sua visão do movimento humano

Aprenda a criar prescrições com base no raciocínio evolutivo e ajude as pessoas a explorar o máximo de sua capacidade de movimentação

Sua vida é uma manifestação da evolução. Agora suas prescrições também serão.

Chegou a hora de você desenvolver um pensamento autônomo, que combina raciocínio evolutivo e evidências clínicas, sem abrir mão da criatividade e do lúdico. Você vai aprender a aplicar paradigmas convencionais de maneira coerente, mantendo o foco na exploração das habilidades motoras fundamentais do Homo sapiens.

Tá, mas esse negócio de evolução não é muito complexo?

Sim, não podemos negar: a Biologia Evolutiva tem muitas nuances. Mas estamos aqui para isso: vamos te ensinar essa teoria complexa numa didática impossível de ficar mais simples.
 
Se você não entende a Teoria da Evolução, vai aprender tudo o que precisa saber. Se já entende, vai descobrir que há muito o que aprender.

Seja indispensável!

Domine o raciocínio evolutivo, expanda sua compreensão sobre o movimento humano e crie prescrições impossíveis de serem copiadas por profissionais comuns ou inteligências artificiais.

Encante seus praticantes

Explore todo o repertório motor de seus pacientes, alunos ou clientes criando engajamento, autonomia e foco na tarefa (não na execução).

Conecte as peças do
seu conhecimento

A Biologia Evolutiva é o elo perdido que conecta todas as disciplinas. Se as coisas que você estuda parecem estar soltas, o raciocínio evolutivo é o que te falta. Se prepare para ver um incrível quebra-cabeças se montando diante de você.

Converta conhecimento
em ação

Transforme as coisas que você estuda em decisões clínicas coerentes, criando diálogos entre a ciência básica (Biologia Evolutiva) e a ciência aplicada (práticas baseadas em evidências.)

Garanta seu lugar na FBA!

Transforme as coisas que você estuda em decisões clínicas coerentes, criando diálogos entre a ciência básica (Biologia Evolutiva) e a ciência aplicada (práticas baseadas em evidências.)

Aqui o trabalho é com a cabeça. Mas isso não significa que você vai deixar o resto em casa.

No FBA, o movimento começa em nós. Através de vivências e práticas diretas, você vai explorar seu próprio repertório motor de modo que possa aprender a se conectar com seus praticantes em relação ao corpo deles.
 
É tempo de rompermos o imaginário convencional do paradigma anatômico-dissecativo que vende a ideia de que somos um corpo morto. É tempo de resgatar o movimento de corpos vivos e dinâmicos.

Para quem é o FBA?

Fisioterapeutas

Amplie seu repertório terapêutico e crie um olhar verdadeiramente biopsicossocial do seu paciente. Adquira ferramentas para transformar a sua forma de prescrever exercícios, sem ter que descartar aquilo que você já faz, compreendendo o momento de usar intervenções convencionais.

Prof. de Educação Física

Reinvente seus programas de treinamento a partir das habilidades motoras fundamentais humanas. Inclua um olhar que respeita a natureza biológica, promovendo uma movimentação mais autêntica e engajada.

Outros profissionais 
do movimento:

Explore o potencial do movimento humano sob a luz da evolução, elevando suas aulas a um novo patamar de coerência. Guie seus alunos em uma jornada de autoconhecimento da própria capacidade de se mover, onde o movimento se torna uma expressão genuína da nossa essência biológica.

Você pode saber muito sobre movimento, mas sempre saberá menos que o organismo de quem você cuida.

Eu cheguei no consultório, era uma quarta-feira à tarde, para atender a Dona Tereza.

Ela, na altivez de seus 71 anos, mais pontual que qualquer britânico, já estava me esperando.

Muita gente diria que aplicar à ela um raciocínio evolutivo seria ensiná-la a ficar pendurada, de cócoras ou algo do tipo.

Claro, essa é uma confusão comum sobre o que é a funcionalidade pelo prisma bioantropológico.

Na época, é importante dizer que eu era praticante de Parkour. Nada muito radical, mas algo que a gente praticava muito, era explorar objetos não-convencionais que faziam parte de ambientes comuns.

Um banco de praça, por exemplo, me possibilitava uma vasta exploração, extraindo o máximo de possibilidades para o movimento.

Era incrível ver como movimentos de todo tipo emergiam de um item tão simples, apesar de fazer todo o sentido evolutivo.

Afinal, humanos adaptaram corpos capazes de extrair o máximo de possibilidades de ação a partir dos elementos presentes no ambiente ancestral: terrenos irregulares, pedras, árvores, animais etc.

Voltando à Dona Tereza, não cabia a mim levá-la até a praça e dizer que, tal qual demandava a sua natureza evolutiva, ela deveria ser capaz de extrair o máximo de possibilidades daquele banco.

Parece loucura, porque é. Ainda assim muita gente imagina coisas similares quando se fala sobre raciocínio evolutivo.

Daí, me questionei: qual seria o banco de praça da Dona Tereza?

E, no final das conta, esse é o ponto: encontrar tarefas que façam sentido para a vida daquela pessoa que permita com que ela se conecte com essa capacidade natural de exploração de possibilidades corporais.

Com uma abordagem baseada em constrições, manejando o ambiente e a tarefa, posso permitir que o organismo dela descubra suas próprias respostas.

Se queremos respostas melhores, há perguntas certas que devemos saber fazer ao corpo. E quando feitas, ele sempre será capaz de responder e, muitas vezes, essa resposta pode te surpreender.

2022 - LR 4x5

Quem está por trás da FBA, mas está à frente de um novo movimento:

O curso FBA foi idealizado pelo Pablo Santurbano, fisioterapeuta desde 2005 e que desde 2011 educa outros profissionais, sendo também autor do livro “Evolução e Movimentação Humana
 
Pablo é um fisio que se cansou de ficar só amenizando as queixas das pessoas e que, quando conheceu a Biologia Evolutiva, percebeu que profissionais não conhecem o que são, de fato, seres humanos, seu objeto de estudo e atuação. Desde então, sua missão se tornou ajudar outros profissionais a se inspirarem num olhar evolutivo para cuidar das pessoas.

Garanta seu lugar na FBA!

Transforme sua visão acerca do movimento humano, eleve suas prescrições ao próximo nível e encante seus praticantes

Raciocínio evolutivo aplicado ao movimento não é o que dizem por aí.

Aqui estão nossos 3 mandamentos:

primata

Não imitarás macaco

cc

Não imitarás 
caçadores-coletores

bebe copiar

Não imitarás bebês

O FBA não preconiza que os seres humanos devem regressar ao modo de vida de caçadores-coletores, que precisam ficar de cócoras, ou fazer macaquices. Isso não expressa o que é o raciocínio evolutivo.

Quando todo mundo está distante e disperso, é uma boa buscar o que é presencial e imersivo.

Nunca estivemos tão conectados. Ainda assim, nos sentimos tão distantes. Na Era Digital, a FBA valoriza o contato humano porque sabe do valor disso no processo de aprendizagem. O FBA é presencial e imersivo.
 
Não existe rede na varanda que vai te renovar mais que o nosso final de semana juntos.

Garanta seu lugar na FBA!

Transforme as coisas que você estuda em decisões clínicas coerentes, criando diálogos entre a ciência básica (Biologia Evolutiva) e a ciência aplicada (práticas baseadas em evidências.)

Quem fez o FBA, recomenda:

Vicente
@vicentesauer
Conteúdo riquíssimo e totalmente inexistente nas faculdades. Melhor curso que deveria estar na base do ensino sobre movimento.
Silvia
@silvia_martins_bauer
Expandir conhecimento com gente que sabe, que pensa e que propõe questionamentos inteligentes e permanentes para a compreensão e melhoria do outro através do movimento. Todos profissionais do movimento deveriam se dar esse presente. Muito obrigada @pablosanturbano e colegas muito especiais!
Silvia-1
@zakmoreira.
Tudo que eu fiz desde março de 2015 foi contaminado pelos nossos encontros, meu querido. Muito obrigado pela sua generosidade.
Caio
@caiohspira
Caraca mano. Nem sei mensurar o quanto da minha vida de hoje é fruto de ter te encontrado! Nem dá para imaginar o que estaria fazendo hoje… surreal.
Cris
@chu_crismuller
Foi um prazer integrar essa turma! @cursofba superou minhas expectativas! O @pablosanturbano conduz o tema com maestria, com destaque para a didática bem cuidada, sólido embasamento do conteúdo e as práticas desenvolvidas com atenção e respeito ao outro.
Rafael
@studiofuncionalrafacafe
Obrigado @pablosanturbano pelo conteúdo acima da média. A minha régua sobre a minha profissão e movimento foi lá em cima.  Que anti curso! Foi único!
Eduarda
@fisioeduardaaguiar
Sem dúvidas foi o melhor investimento que já fiz na minha formação. A mente abriu pra um mundo completamente amplo e cheio de possibilidades. 
Annemarie
@annemarie.fisio
A gente vê nos rostos de quem termina o curso sempre a mesma expressão: uma alegria e gratidão genuína de quem teve várias “epifanias” científicas e agora volta pra casa com trocentas ferramentas e minhocas na cabeça. 
Elton
@elton.francisco
A abrangência e complexidade do tema foram facilitadas pelo Pablo, de maneira simples e divertida, tornando o aprendizado e assimilação de informações extremamente cativante. É impossível sair do curso sem querer “espalhar a palavra”.

Conteúdo programático:

FBA Movimentação I

1. Conceitos teóricos

a. Introdução à Funcionalidade Bioantropológica
     I. Incompatibilidade evolutiva aplicada ao movimento
     II. Mudanças de paradigmas nas Ciências do Movimento
     III. Princípios da Medicina Evolutiva aplicados ao movimento

b. Controle Motor, dor e exercício
     I. Perspectiva evolutiva para a dor musculoesquelética
     II. Abordagens de movimento e progressos no Controle Motor
     III. Aplicação de uma perspectiva evolutiva nos exercícios físicos
     IV. Comportamento motor e adaptações morfológicas

c. Raciocínio evolutivo aplicado ao movimento
     I. Conceitos básicos de evolução biológica
     II. Filogenia do Movimento humano
     III. Cinesiologia Evolutiva I

2. Vivências práticas

a. Exploração de conceitos contemporâneos de Controle Motor na prática
     I. Variabilidades
     II. Foco atencional
     III. Demandas físicas da tarefa
     IV. Abordagem baseada em constrições
     V. Comportamento postural

b. Habilidades motoras fundamentais I
     I. Observação do comportamento motor em tarefas fundamentais
     II. Exploração das habilidades a partir de uma visão contemporânea de Controle Motor

Rio de Janeiro

19 e 20 de outubro | 2024

Impulso – Escola de Movimento
Rua Farme de Amoedo, 76, Ipanema – Rio de Janeiro

FBA é presencial.

Mas também é muito mais.

logo-cor-site

FBAOnline 1

Super bônus

Além da formação presencial, durante 6 meses, você vai garantir seu acesso ao Curso I do FBA Online, nossa formação teórica em formato digital. Para você estudar no seu tempo, do seu jeito.

De: 800,00

Por: Grátis.

Confira abaixo o conteúdo programático do FBA Online 1

A gente chama de bônus, mas é um curso a parte

Escolha seu plano:

FBA 
Movimentação I

RIO DE JANEIRO - 19 E 20 DE OUTUBRO

Carga horária: 16 horas

12x de 173

à vista por 1537

Economize 400,00

01282b2e7204491545c7f206d0779232 1

FBA 
Movimentação I

RIO DE JANEIRO - 19 E 20 DE OUTUBRO

Carga horária: 16 horas

12x de 218

à vista por 1937

01282b2e7204491545c7f206d0779232 1

Ainda tem dúvidas sobre a formação FBA?

Nossa equipe está pronta para te ajudar no WhatsApp a qualquer momento. Venha falar com a gente!
FBA Movimentação - Todos os direitos reservados
× Tire suas dúvidas