Descobrimos a postura ideal!

 

Eleger preferencialmente um padrão de postura é um aspecto cultural humano. Toda cultura tem as suas posturas preferidas. Já o corpo, a biologia, gosta mesmo é de variedade…

Esta imagem é uma ilustração do estudo do antropólogo Gordon W. Hewes sobre as posturas utilizadas em diversas culturas no mundo. Ele catalogou dezenas delas numa “recente” publicação de 1955, com o título de (numa tradução livre) “Distribuição Mundial de Determinados Hábitos Posturais”.

O autor ainda mostra em sua publicação um mapa mundial com os tipos de posturas adotadas de acordo com o local e a cultura. Observa-se claramente que não existe um padrão para a espécie humana, muito menos um ideal. As pessoas adotam diferentes posturas para repousar, sendo comum adotar várias delas.

Muito possivelmente, não exista um tipo de mecânica adequada para posicionamento de repouso em humanos, pois esta capacidade seria uma adaptação evolutiva secundária, dependente do movimento. Movimentar-se, por sua vez, seria algo que impulsionou nossos corpos para a mudança, visto que favoreceu diretamente nossas chances de sobreviver no meio natural. Em outras palavras, repousar parado, por ser algo que não necessariamente favoreceu a sobrevivência de nossos ancestrais, não deve ter sofrido pressão seletiva suficiente para que tenhamos desenvolvido adaptações específicas biomecânicas e musculoesqueléticas para tal.

Expanda os seus horizontes e os do seu sistema fisiológico de movimento: experimente sentar no chão e descubra quais posições causam desconforto. Talvez elas indiquem onde o Movimento Natural pode ajudar você. 🙂

 

Para saber mais sobre como o entendimento da nossa história biológica e cultural pode influenciar nosso modo de perceber o corpo humano e para descobrir como avaliar e prescrever movimento natural com base na Funcionalidade, na Biologia Evolutiva e na Antropologia, participe de nossos treinamentos para profissionais das Ciências do Movimento.

Referências

Hewes GW. World Distribution of Postural Habits. Am Anthropol. 1955;57(2):231-244.

Hewes GW. The anthropology of posture. Sci Am. 1957;196(2):122-132.

Uma resposta

  1. Ola! Boa noite!
    Depois que conheci a sua visão do desenvolvimento, da funcionalidade e da evolução do ser humano, foi como se tirassem uma venda dos meus olhos.
    Parabéns pelo belo trabalho.
    Agora só me resta ter uma oportunidade pra conhecer de perto suas ideias rsrsrs..
    Att: Davi Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Tire suas dúvidas