O que é Evolução?

 

Temos um conceito tão distorcido do termo “evolução”, que antes de entender o que significa a evolução biológica, faz-se necessário entender o que ela não representa…

 

Quem nunca, ainda mais nessa época do ano, escutou alguém dizendo que vai “começar tudo de novo”, “mudar de vida” ou “evoluir” seja na vida pessoal, no trabalho, nas finanças… Se você segue este blog, acredito que já tenha percebido a importância da Biologia Evolutiva para os profissionais das Ciências do Movimento e da Saúde, principalmente para ajudá-lo a raciocinar de forma mais simples durante seus atendimentos e suas sessões. No entanto, quando utilizamos apenas a palavra “evolução” para designar a perspectiva evolucionária aplicada ao cuidado profissional de pessoas, isso pode gerar certa confusão.

Pode acontecer que a palavra “evolução” quando citada durante o atendimento, gere algum tipo de antagonismo ou de confusão, sobretudo em relação às crenças pessoais do paciente, cliente ou aluno. Para que a Biologia Evolutiva comece a ser aceita como ferramento do raciocínio clínico, deve-se entender o verdadeiro significado do termo, além de se educar a população sobre ele.

A palavra evolução, em termos gerais, significa “mudança e desenvolvimento”. Deve ficar claro que várias coisas evoluem e, portanto, mudam. Uma pessoa, por exemplo, pode evoluir profissionalmente adquirindo um cargo melhor. O Universo também está evoluindo o tempo inteiro de acordo com as leis da Física (galáxias formam-se, planetas e luas orbitam, estrelas explodem etc.). Em Biologia existe uma definição clara de evolução, mas antes de saber o que é evolução biológica, é necessário desmistificar alguns temas comuns relacionados ao assunto. Assim, segue abaixo uma lista do que este termo NÃO SIGNIFICA.

poke-link-01

Evolução biológica NÃO SIGNIFICA aleatoriedade.

A evolução dos seres vivos ocorre por mecanismos muito bem definidos que não são aleatórios, como a seleção natural ou a seleção sexual, no qual um agente seleciona as espécies que ao longo de várias gerações poderão: (1) mudar e adaptar-se ao ambiente, (2) talvez tornarem-se outras espécies ou (3) extinguirem-se.

Evolução biológica NÃO SIGNIFICA mudança em um período de vida.

Acordar no primeiro dia do ano decidido a começar um programa de exercícios não significa que você evoluiu biologicamente, ao menos não em termos de adaptação evolutiva, você apenas mudou uma atitude no seu estilo de vida. A seleção natural precisa de muitas gerações para adaptar uma característica biológica em determinada população.

Evolução biológica NÃO SIGNIFICA que descendemos do macaco

Não ocorre uma mudança linear de uma espécie a outra. Uma minhoca não se transforma em um macaco depois de milhões de anos. A evolução ocorre de forma radial em diversas direções e em populações, nunca isolada. Sendo assim, não temos um ancestral macaco, temos um ancestral comum com todas as espécies de macacos (ordem dos primatas para ser mais preciso).

Evolução biológica NÃO SIGNIFICA a origem do Universo.

Apesar do Universo evoluir, não existem evidências científicas de um processo Biológico responsável pelo início deste, assim como ocorre no processo de seleção natural, proposto por Darwin. A origem do Universo é explicada pela Astronomia e pela Física, e não pela Biologia.

Evolução biológica NÃO SIGNIFICA qualquer “ismo” (sistema político, religião, ideologia, etc).

O sufixo “ismo” de origem grega é utilizado para exprimir a ideia de fenômeno linguístico, sistema político, religião, doença, esporte, ideologia etc. A Evolução é uma teoria científica que constata fatos científicos de forma natural, e não um sistema de crenças, uma ideologia ou uma doutrina. A aceitação de um fato da natureza não implica num “ismo”, desta forma, o termo evolucionismo ou evolucionista está errado. Esse termo é utilizado pejorativamente por pessoas de cosmovisão que entram em conflito com os fatos da teoria.

Mas, afinal, o que significa evolução em Biologia?

Evolução biológica SIGNIFICA mudanças em um longo, longuíssimo período de tempo (entenda como milhares, milhões, bilhões de anos).

A Evolução Biológica é uma observação de que organismos mudam com o tempo constatada por diversos fatos e evidências diretas e indiretas.

Então, quando te perguntarem, você já sabe: evoluir no novo ano que se apresenta não tem nada a ver com Biologia. 😉

 

Nós da FBA desejamos um excelente ano de 12.017 (para entender assista ao vídeo abaixo – legendas em português).

 

REFERÊNCIAS

Lieberman DE. A história do corpo humano: evolução, saúde e doença. Editora Zahar, 2015.

Gluckman P, Hanson M. Mismatch: why our world no longer fits our bodies. Oxford University Press, 2008.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Tire suas dúvidas